No dia a dia, muita gente acaba utilizando os termos “água pura” e “água potável” como sinônimos. Mas não, água pura e água potável não são a mesma coisa! E a principal diferença entre elas está em suas composições químicas.
Agora você pode estar se perguntando: qual água é melhor então, pura ou potável? A resposta é: depende do tipo de uso!
Quer descobrir de uma vez por todas qual é a diferença entre água pura e água potável e quais são as utilidades de cada uma? Continue a leitura!
O que é água pura?
Apesar do senso comum considerar que água pura é aquela adequada para consumo humano, em termos químicos, água pura refere-se à água que possui em sua composição apenas dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio — nada mais do que isso!
Por não conter nenhuma outra substância, a água pura não é recomendada para o consumo humano (tampouco de animais e plantas), pois não fornece os sais minerais necessários ao organismo. Para que serve a água pura então?
Por ser totalmente livre de impurezas, a água pura é muito utilizada para limpeza de equipamentos, como baterias e peças de automóveis, como reagente ou solvente em laboratórios, nas indústrias de bebidas, alimentos e cosméticos e na área da saúde, especialmente na esterilização e na hemodiálise.
O que é água potável?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), água potável é a água própria para o consumo diário do ser humano. Para isso, ela deve ser livre de substâncias tóxicas e agentes patogênicos. Porém, ao contrário da água pura, a água potável pode conter, por exemplo, sais minerais (cálcio, potássio, sódio, magnésio etc.) e até mesmo microrganismos que não apresentam riscos à saúde.
No Brasil, os parâmetros de potabilidade da água são definidos pela Portaria GM/MS nº 888, de 4 de maio de 2021, que também dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano.
Como obter água pura e água potável?
A água pura não é encontrada na natureza. Para obtê-la, são necessários processos de destilação ou de desmineralização. O processo de desmineralização, também chamado de deionização, é realizado com resinas especiais que processam uma troca iônica, sem gasto de energia. Existe também a desmineralização por osmose reversa, cuja filtragem é mecânica e não envolve produtos químicos.
Já a água potável geralmente é captada de rios, lagos ou poços, depois tratada nas Estações de Tratamento de Água (ETA) e, finalmente, distribuída à população por meio das redes públicas de abastecimento. Porém, é importante ressaltar que, nesse caminho, tubulações antigas e sem manutenção podem afetar a qualidade da água.
Assim, a água recomendada para consumo humano é a água potável, que não contém substâncias tóxicas e agentes patogênicos, mas pode conter outras substâncias além de hidrogênio e oxigênio, como os sais minerais necessários ao organismo. Por sua vez, a água pura, composta apenas por hidrogênio e oxigênio, é utilizada principalmente nos laboratórios, nas indústrias e na área da saúde.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre água pura e água potável, aproveite para conhecer nossas soluções para tratamento de água.