CEA do Brasil – Blog

As tubulações podem influenciar a qualidade da água que chega à sua torneira? Descubra agora!

blogcea

blogcea

7 de novembro, 2023

Se você recebe água tratada em casa ou na sua empresa, considere-se privilegiado: no Brasil, 35 milhões de pessoas não têm acesso a esse recurso. Mas será que apenas isso garante a boa qualidade da água que chega à sua torneira?

Afinal, entre a estação de tratamento e o local onde você se encontra, a água percorre quilômetros e quilômetros de tubulações — muitas vezes antigas e sem manutenção.

Quer descobrir se os canos realmente podem contaminar a água que você consome ou utiliza nos processos da sua empresa? Continue a leitura!

As tubulações afetam a qualidade da água?

A resposta, infelizmente, é sim — as tubulações podem influenciar a qualidade da água que chega à sua torneira. Basicamente, existem três tipos de contaminação nos canos. Confira a seguir!

1. Biofilmes

Mesmo tratada, a água costuma apresentar pequenas concentrações de matéria orgânica dissolvida. Diversas bactérias, muitas delas patogênicas, têm a capacidade de se alimentar dessas partículas e se acumular nas paredes das tubulações, formando os chamados biofilmes

2. Corrosão

Tubulações de ferro podem enferrujar, e o ferro corroído das paredes dos canos forma incrustações que atrapalham o fluxo e deixam resquícios na água.

3. Manganês insolúvel 

A água que chega à estação de tratamento muitas vezes possui altas concentrações de manganês dissolvido. A solução é adicionar substâncias oxidantes, que tornam o manganês insolúvel e permitem retirá-lo mais facilmente.

Mas, se o manganês não é removido corretamente, ele pode se acumular nas tubulações e causar diversos problemas — inclusive deixar a água marrom.

Como é feita a manutenção das tubulações?

Os canos só são trocados se estiverem furados ou muito danificados. Caso contrário, costumam ser limpos com a técnica de injeção de água pressurizada, que desfaz os depósitos de contaminações.

Porém, não há um período específico recomendado para realizar a limpeza das tubulações, já que o estado da rede de distribuição de água varia muito entre os municípios.

Como garantir, então, a boa qualidade da água?

Já deu para perceber que o tratamento da água não garante que ela vá chegar limpa à sua torneira, não é mesmo? A solução, nesse caso, é investir na filtração da água, de acordo com as suas necessidades e os parâmetros a serem corrigidos.

Assim, você não fica à mercê do estado da rede de distribuição de água do seu município e evita pôr em risco a sua saúde ou comprometer a qualidade dos seus produtos ou serviços. Agora que você já sabe que as tubulações podem influenciar a qualidade da água que chega à sua torneira, aproveite para conhecer nossas soluções inovadoras para tratamento de água!

Todos os direitos reservados © CEA do Brasil