CEA do Brasil – Blog

Água contaminada com a bactéria Legionella: entenda o perigo

blogcea

blogcea

1 de fevereiro, 2024

Hepatite, cólera, febre tifoide… Você com certeza já deve ter ouvido falar dessas doenças transmitidas pela água contaminada. Mas e a doença dos legionários, causada pela bactéria Legionella, você conhece?

Apesar de pouco mencionada, essa bactéria representa uma grande ameaça à saúde humana — especialmente para as pessoas imunocomprometidas. E o pior: ela pode ser transmitida pela água que sai das torneiras e chuveiros.

Quer entender melhor quais são os perigos da Legionella e como evitá-los? Confira abaixo as informações que reunimos para você!

Qual é a doença causada pela bactéria Legionella?

Legionella é um gênero de bactérias que causam a doença dos legionários, um tipo de pneumonia potencialmente grave. É importante ressaltar que a Legionella é considerada uma bactéria oportunista, pois costuma causar a doença em pessoas imunocomprometidas — como portadores de doenças crônicas e idosos.

Os sintomas da doença dos legionários se assemelham aos da gripe, incluindo febre, calafrios, dores musculares e dificuldade respiratória.

Como a bactéria Legionella é transmitida?

A infecção por Legionella é frequentemente adquirida ao inalar gotículas de água contaminada, como as que podem espirrar de chuveiros, torneiras, banheiras de hidromassagem e sistemas de ar-condicionado.

Mas se a água é tratada pelas companhias de saneamento, como ocorre a contaminação por Legionella? A resposta está nas tubulações, nos reservatórios e nas caixas d’água, onde a Legionella pode formar biofilmes.

Como eliminar a bactéria Legionella da água?

Para garantir que a água utilizada no dia a dia esteja livre da Legionella e de outros microrganismos patogênicos, é necessário fazer a limpeza periódica dos reservatórios e caixas d’água e contar com uma unidade de prevenção e desinfecção bacteriológica da água, que pode ser uma bomba dosadora de cloro ou um esterilizador ultravioleta, por exemplo.

Essas recomendações são ainda mais importantes para os hospitais, que normalmente possuem sistemas de abastecimento complexos, propensos ao crescimento da Legionella, e abrigam pacientes imunocomprometidos, considerados grupo de risco da doença dos legionários.

Portanto, se você é responsável por um hospital ou tem dúvidas sobre a qualidade da água que chega na sua casa, empresa ou condomínio, não se arrisque com a bactéria Legionella! Entre em contato com nossa equipe e fique livre dessa ameaça à saúde.

Todos os direitos reservados © CEA do Brasil