CEA do Brasil – Blog

Afinal, beber água com cloro faz mal à saúde?

Picture of blogcea

blogcea

4 de janeiro, 2024

A adição de cloro é uma importante etapa do tratamento de água. No entanto, você já deve ter ouvido falar que beber água com cloro faz mal à saúde. E agora, será que o cloro é vilão ou mocinho?

A resposta não é tão simples e depende de um fator que, embora seja estabelecido pela legislação, na prática é difícil de ser controlado: a quantidade de cloro presente na água.

Quer entender de uma vez por todas os efeitos da ingestão de água com cloro para a saúde? Continue a leitura!

Por que o cloro é adicionado à água?

O principal objetivo de adicionar cloro à água durante o seu tratamento é a desinfecção. Isso porque o cloro é uma substância capaz de destruir ou inativar microrganismos causadores de doenças, como disenteria bacteriana, cólera e hepatite A.

Os níveis de cloro na água seguem os limites definidos pela Portaria da Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. A legislação estabelece o teor mínimo de 0,2 mg/L de cloro residual livre na água e o máximo de 5 mg/L.

Beber água com cloro faz mal à saúde?

Apesar dos limites definidos pela legislação, na prática, é difícil garantir que a água que chega à torneira não contenha cloro em excesso. Quantas vezes você já sentiu gosto ou cheiro fortes de cloro na água?

A ingestão excessiva de cloro pode causar:

• sensação de náuseas e indigestão;

• problemas na tireoide;

• aumento da adesão de colesterol LDL na parede das artérias, resultando em maior risco de doenças cardiovasculares;

• risco elevado de desenvolvimento de cânceres nas vias urinárias.

Como eliminar o cloro da água?

Não dá para arriscar a saúde, não é mesmo? Para se certificar que você e sua família não estejam ingerindo água com excesso de cloro, a melhor solução é eliminá-lo da água por meio de um filtro de osmose reversa residencial.

Além do cloro, ele é capaz de reter flúor, bactérias, metais pesados, sólidos dissolvidos e outros contaminantes presentes na água.

Portanto, apesar do cloro ser essencial para a desinfecção da água, é impossível garantir que a água que chega à torneira não esteja com excesso de cloro, causando sérios prejuízos ao ser ingerida.

 Agora que você já sabe que beber água com cloro faz mal à saúde, aproveite para conhecer mais sobre a melhor solução para eliminar o cloro da água: o filtro de osmose reversa residencial.

Todos os direitos reservados © CEA do Brasil

Envie sua mensagem