A água é fundamental para a vida. Nas indústrias, isso não é diferente: estima-se que o setor seja responsável pelo consumo de 22% da água doce disponível no planeta. E é justamente aí que entra a importância do tratamento de água nas indústrias.
Os requisitos de qualidade da água utilizada no setor industrial dependem das características dos processos produtivos. Mas, em geral, as indústrias necessitam que os parâmetros microbiológicos, físicos e químicos da água estejam dentro dos limites estabelecidos pela legislação.
Quer entender de uma vez por todas qual é a importância do tratamento de água nas indústrias e como realizá-lo? Continue a leitura!
Quais são os usos da água nas indústrias?
Nas indústrias, a água pode ser utilizada em diferentes etapas do processo produtivo: como matéria-prima, principalmente na indústria alimentícia e de cosméticos, no preparo de soluções, em operações de limpeza e esterilização, para geração de energia etc.
Outro uso comum da água no setor industrial é o abastecimento humano, incluindo o consumo direto e o abastecimento de pias, chuveiros e vasos sanitários utilizados por funcionários e visitantes.
Quais são os benefícios do tratamento de água nas indústrias?
Com tantos usos no setor industrial, fica claro que a água pode e deve ser tratada antes de ser utilizada. O correto tratamento de água nas indústrias garante:
- A qualidade do produto final;
- Atendimento à legislação vigente;
- Proteção à saúde, tanto dos funcionários como dos consumidores;
- Redução de custos operacionais — por exemplo, o tratamento da água dura (com excesso de sais de cálcio e magnésio) evita a formação de incrustações nas caldeiras e diminui o consumo de energia desses equipamentos.
Como é realizado o tratamento de água nas indústrias?
Existem diversas soluções para tratamento de água. A escolha das soluções mais adequadas para cada indústria deve ser realizada de acordo com as características da água bruta a ser tratada, da vazão de água a ser tratada e dos parâmetros de qualidade exigidos para cada finalidade.
As tecnologias de tratamento mais utilizadas são:
- Estação de tratamento de água (ETA), que inclui um conjunto de procedimentos físicos e químicos aplicados para que água fique em condições adequadas para consumo e utilização;
- Filtro desferrizador para remoção de ferro e manganês;
- Filtro desfluoretador para remoção de flúor;
- Filtro abrandador para remoção da dureza total;
- Filtro central para remoção de lama e óxidos;
- Desinfecção e prevenção bacteriológica;
- Filtro desmineralizador (ou deionizador) para obtenção de água pura;
- Filtro de osmose reversa para obtenção de água pura.
O tratamento de água nas indústrias é fundamental para garantir a qualidade do produto final, o atendimento à legislação vigente e a proteção à saúde humana. Portanto, é necessário escolher uma empresa com experiência e confiança para realizar a instalação, operação e manutenção das tecnologias de tratamento.
Agora que você já sabe qual é a importância do tratamento de água nas indústrias, entre em contato com a CEA do Brasil e conheça nossas soluções e tecnologias.