CEA do Brasil – Blog

Filtro abrandador automático: solução ideal para tratamento de água dura

Picture of blogcea

blogcea

10 de fevereiro, 2025

Você vem enfrentando diversos problemas relacionados à qualidade da água, contratou uma empresa para fazer a análise e o resultado foi: água dura. E agora, qual é a melhor solução de tratamento? Nas suas pesquisas, provavelmente deve ter aparecido o filtro abrandador, certo?

De fato, a tecnologia do filtro abrandador é a mais indicada para tratar a água dura. Mas, para escolher o filtro abrandador adequado, é necessário considerar diversos critérios.

Pensando nisso, reunimos nas próximas linhas todas as informações que você precisa para entender como funciona o filtro abrandador e resolver 100% dos problemas relacionados à dureza da água. Confira!

O que é água dura e que problemas ela causa?

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente já conhece bem algumas das inconveniências causadas pela água dura. Em resumo, a água dura (às vezes chamada de água com calcário) é aquela com alta concentração de sais de cálcio e magnésio. 

No Brasil, o limite máximo permitido de dureza total para água potável é de 300 mg/L. Porém, valores acima de 50 mg/L já podem causar uma série de problemas, como ressecamento da pele e dos cabelos, gosto desagradável, manchas em roupas, utensílios e vidros, incrustações em chuveiros, caldeiras e outros trocadores de calor, desempenho deficiente de sabões e alteração no sabor e na textura dos alimentos.

Como funciona o filtro abrandador?

O filtro abrandador funciona por meio da troca iônica. Dentro do filtro, a água passa continuamente por uma resina que atrai e retém os íons indesejados (de cálcio e magnésio) e os substitui por íons de sódio, que não afetam a qualidade da água. A manutenção do equipamento é muito simples e consiste na regeneração da resina, que é realizada apenas com salmoura (solução de água e sal grosso).

Se o filtro abrandador é a melhor solução para tratamento da água dura, o filtro abrandador automático vai além e torna esse processo ainda mais eficiente. A válvula automática efetua o controle de todas as etapas (filtragem, retrolavagem, regeneração e enxágue), otimizando, assim, o tempo de manutenção e operação do equipamento.

Como escolher o filtro abrandador adequado?

Na hora de escolher o filtro abrandador para remover a dureza total da água, é necessário, em primeiro lugar, considerar a vazão de projeto para fazer o dimensionamento correto. Além disso, como já mencionado, o filtro com válvula automática é muito mais vantajoso do que a opção com válvula manual.

Por fim, a empresa que vai fornecer o filtro deve possuir larga experiência na área de tratamento de água e know-how para atender clientes dos mais variados portes e setores.

Portanto, para resolver 100% dos problemas relacionados à dureza da água, é necessário investir em um filtro abrandador, de preferência automático, dimensionado de acordo com a vazão de projeto e fornecido por uma empresa de confiança.

Agora que você já entendeu porque o filtro abrandador automático é a solução ideal para tratamento de água dura, faça um orçamento com a CEA do Brasil.

Todos os direitos reservados © CEA do Brasil

Envie sua mensagem