Manchas no box do banheiro que não saem? Pele e cabelos ressecados? Chuveiro entupido? Se você vem enfrentando esses problemas na sua casa, condomínio ou empresa, saiba que a origem deles pode ser a mesma: a água! Ou melhor, a água dura.
De fato, a água dura causa problemas não só nos ambientes residenciais, mas também nas indústrias, especialmente as que utilizam trocadores de calor, e nas lavanderias.
Quer saber de uma vez por todas o que é água dura, quais são os problemas causados pelo seu uso e como remover a dureza da água? Continue a leitura!
O que é água dura?
A água dura, também chamada de água com calcário, é aquela com alta concentração de sais cálcio e magnésio. Nas concentrações acima de 150 mg/L, a água é classificada como dura. Já entre 150 e 75 mg/L, como moderada e, abaixo de 75 mg/L, como mole. A ocorrência de água dura é comum em muitas regiões do Brasil, especialmente em áreas com solos calcários ou rochas sedimentares.
No Brasil, o limite máximo permitido de dureza total para água potável é de 300 mg/L. Porém, valores acima de 50 mg/L já podem causar uma série de problemas.
Quais são os problemas causados pelo uso da água dura?
Como já adiantamos, a água dura não causa problemas apenas em casas e condomínios, mas também nas indústrias e nas lavanderias. Abaixo, reunimos as principais reclamações de quem utiliza água com alta concentração de sais de cálcio e magnésio:
- Ressecamento da pele e dos cabelos;
- Gosto desagradável;
- Manchas em roupas, vasilhas, utensílios, metais de banheiro e cozinha e box de vidro;
- Incrustações e entupimentos nos trocadores de calor, como chuveiros, caldeiras, máquinas de lavar, tubulações, máquinas de gelo etc;
- Corrosão acelerada de componentes elétricos;
- Desempenho deficiente de sabões, especialmente em lavanderias;
- Alteração no sabor e na textura dos alimentos, impactando as indústrias alimentícias.
Qual é a solução para a água dura?
Atualmente, a tecnologia mais eficiente e sustentável para a remoção da dureza total da água é o filtro abrandador automático. Sua válvula automática efetua o controle de todo o processo: filtragem, retrolavagem, regeneração e enxágue, o que otimiza o tempo de manutenção e operação do equipamento.
Com 18 anos de experiência na área de tratamento de água e know-how para atender clientes dos mais variados portes e setores, a CEA do Brasil é a melhor escolha para se adquirir um filtro abrandador automático com a qualidade e a confiança necessária.
Portanto, para evitar os problemas causados pelo uso da água dura, que é aquela com alta concentração de sais de cálcio e magnésio, a solução é realizar a remoção da dureza total da água por meio de um filtro abrandador automático.
Agora que você já sabe quais são os principais problemas causados pela água dura e qual é a solução para a dureza da água, orce o seu filtro abrandador automático com a CEA do Brasil.