CEA do Brasil – Blog

5 fatos que fazem da água a substância mais estranha — e importante — do planeta

blogcea

blogcea

28 de março, 2024

Já esqueceu uma garrafa cheia de água no congelador e, quando se lembrou, encontrou-a totalmente estilhaçada? Essa situação corriqueira exemplifica bem uma das propriedades incomuns da água — que, pasme, somam mais de 70!

Além do hábito de explodir no congelador, a água exibe cerca de 70 anomalias, ou seja, desobedece às previsões da Química e da Física de 70 formas diferentes. E são justamente essas anomalias que tornam a água a substância mais estranha — e importante — do planeta.

Ficou curioso? Nas próximas linhas, explicamos 5 dessas propriedades incomuns da água. Confira! 

1. A água é chamada de “solvente universal”

Vamos começar a falar sobre as “bizarrices” da água em nível microscópico. A molécula de água,  H2O, é polar — o átomo de oxigênio (O) representa o polo negativo, já os átomos de hidrogênio (H) correspondem aos polos positivos.

A polaridade é o motivo da água dissolver mais substâncias do que qualquer outro líquido — e, por isso, ser chamada de “solvente universal”. Essa propriedade, inclusive, é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, já que o suor, o sangue, a urina e outros componentes do organismo são diluídos em água.

2. A água tem uma tensão superficial grande

É também devido à polaridade que as moléculas de água fazem e desfazem o tempo todo um tipo de ligação chamada ligação de hidrogênio, em que os hidrogênios positivos de uma H2O são atraídos pelo oxigênio negativo de outra H2O. 

Essa “tapeçaria” de ligações microscópicas confere à água uma tensão superficial grande e incomum. Sabe quando você enche um copo até a boca e a água avança alguns milímetros acima da borda do recipiente, como se estivesse presa por uma película? Isso é a tensão superficial! 

Ela também é responsável pela barrigada na piscina doer tanto e pelos insetos conseguirem caminhar sobre a superfície de lagos.

3. A água demora muito para esquentar

As ligações de hidrogênio também geram anomalias térmicas. Qualquer líquido esquenta quando recebe energia e suas moléculas ficam agitadas (até se soltarem em forma de vapor). Porém, para esquentar a água, é necessário quebrar as ligações de hidrogênio, que insistem em se refazer.

Para se ter uma noção, 1 g de água precisa de nove vezes mais energia do que 1 g de ferro para que sua temperatura aumente 1 °C. Portanto, a água demora muito para esquentar — o que é essencial para a vida na Terra!

Se não fosse essa propriedade, chamada calor específico, a água seria um gás em temperatura ambiente. 

4. A água é menos densa na fase sólida do que na fase líquida

Por causa da maior densidade, a fase sólida da maioria dos compostos químicos afunda na fase líquida. Mas adivinha: a água é uma exceção! Na verdade, ela obedece a essa regra apenas até os 4 °C. Após atingir essa temperatura, sua densidade começa a diminuir em vez de aumentar.

É por isso que o gelo flutua no copo, as garrafas de água explodem no congelador e os rios e oceanos congelam de cima para baixo — se fosse o contrário, a vida subaquática teria sido completamente extinta nas eras glaciais. 

5. A água se move mais rápido quando contida em um espaço apertado

Devido às ligações de hidrogênio (mais uma vez) a água apresenta outra anomalia: ela se move mais rápido  — e não mais devagar — quando contida em um espaço apertado. Para se ter uma ideia, o fluxo de água em nanotubos (cilindros com espessura 80 mil vezes menor que um fio de cabelo) é centenas ou até milhares de vezes maior do que o previsto pelas leis da hidrodinâmica

Alguns cientistas, como Márcia Barbosa, física da UFRGS, estudam a aplicação dos nanotubos na dessalinização de água do mar para consumo humano, o que poderia ser a salvação de países localizados em regiões áridas, especialmente em tempos de aquecimento global.

De fato, a ONU estima que até 2050 metade da população mundial sofrerá com a falta de água — substância que, graças às suas “bizarrices”, permite a vida na Terra. Entender melhor a água, portanto, é essencial para não ficar sem ela. 

Agora que você já sabe por que a água é a substância mais estranha e importante do planeta, continue a visita em nosso blog e fique por dentro dos principais assuntos relacionados ao tratamento de água!

Todos os direitos reservados © CEA do Brasil