A água é a principal matéria-prima das lavanderias industriais. Como exerce ação mecânica e química na lavagem das roupas, ela influencia diretamente a qualidade do serviço entregue aos clientes.
É impossível planejar uma lavanderia, portanto, sem analisar a qualidade da água disponível no local da operação. Mas a água utilizada nas lavanderias deve atender a quais requisitos? Em caso de não atendimento, como solucionar os problemas da água?
Continue a leitura para descobrir os 3 requisitos fundamentais para a água utilizada em lavanderias industriais!
1. Não pode ser dura
Água dura é aquela com alta concentração de sais de cálcio e magnésio. Sua utilização na lavagem das roupas gera diversos problemas, como desperdício de produtos à base de sabão, desgaste prematuro das roupas, diminuindo a capacidade de absorção dos tecidos e tornando-os ásperos e acinzentados, além de incrustações nas máquinas de lavar.
A melhor solução para a água dura é o filtro abrandador, um equipamento que remove a dureza total da água. Não são necessários produtos químicos na operação e na manutenção do filtro, que é feita somente com salmoura (água e sal grosso).
2. Não pode conter ferro e manganês
A presença excessiva de ferro e manganês na água geralmente torna-a amarelada e com cheiro forte. Os principais problemas de utilizar essa água nas lavanderias industriais são o amarelamento das roupas e o favorecimento de incrustações nas máquinas de lavar.
A melhor solução é apostar no filtro desferrizador, que remove o excesso de ferro e manganês e proporciona uma água límpida, inodora e segura para a utilização. Não são necessários produtos químicos e a manutenção é feita somente com água. A zeólita CEAFER, elemento filtrante, possui uma vida útil de até cinco anos.
3. Não pode estar contaminada com matéria orgânica
A água contaminada com materiais particulados orgânicos representa grande perigo nas lavanderias industriais, já que a matéria orgânica acaba servindo de alimento para microrganismos causadores de doenças, como Staphylococcus spp., Salmonella spp., Enterococcus spp., Shigella spp. e Escherichia coli.
Para remover o excesso de matéria orgânica e tornar a água livre de qualquer tipo de contaminação que possa transmitir doenças, a melhor solução é uma Estação de Tratamento de Água (ETA). Ela pode ser projetada em qualquer espaço disponível e com diversos tipos de materiais, de acordo com os parâmetros a serem corrigidos.
Portanto, se você está planejando uma lavanderia industrial, é indispensável realizar a análise da água disponível no local da operação para se certificar que ela não seja dura, não contenha ferro e manganês e não esteja contaminada com matéria orgânica. A partir dessa análise, será possível determinar as melhores opções de filtragem e tratamento para a água.
Agora que você já sabe quais são os 3 requisitos fundamentais para a água utilizada em lavanderias industriais, entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções para tratamento de água.